Método BLW: o que é?

Muitas mamães se perguntam o que é o método BLW. O método BLW nada mais é do que ensinar o bebê a se alimentar usando suas próprias mãozinhas. Oferecendo frutas e legumes cortados de forma que o bebê possa pegar com facilidade, geralmente em forma de palitinhos.



Esse método pode ser usar a partir dos 6 meses, quando o bebê começa a introdução alimentar e quando já consegue levar as coisas a boca. Além disso é importante que o bebê já consiga sentar sem apoio. Antes disso não é recomendado adotar esse método. Esse método na maioria das vezes é usado para complementar a introdução alimentar regular.



Vou deixar aqui para vocês algumas sugestões de alimentos que podemos começar a utilizar usando esse método:

Cenoura, brócolis, abobrinha, batata, peito de frango cortado em tirinhas, frutas cozidas cortadas em palitos.



Cortar os legumes em palitos é a melhor forma de ajudar o bebê a segurar cada pedaço para colocar na boca. Caso tenha dúvida se o bebê consegue realmente amassar cada alimento com a gengiva os pais podem colocar o alimento na própria boca e tentar amassar usando somente a língua e o céu da boca.




Se o bebê não gostou de um determinado alimento, inicialmente, não se deve ficar insistindo para ele comer, porque isso pode fazer com que ele perca o interesse pela comida. A melhor estratégia é só tentar depois de algum tempo, dando uma quantidade pequena.

Como saber se o bebê comeu o suficiente?
O bebê vai parar de comer quando deixar de sentir fome ou perder a curiosidade pelo alimento que está na sua frente. A melhor forma de saber se o bebê está sendo bem alimentado é verificar se ele está crescendo e engordando o suficiente em cada consulta no pediatra.




Todo bebê ainda vai precisar de continuar mamando até, pelo menos, 1 ano de idade, e boa parte das calorias e vitaminas que precisa, também virão do leite materno. Oferecer a mama depois do bebê comer com suas próprias mãos também é uma boa forma de garantir que ele come o suficiente.

Para que o bebê não engasge ele deve permanecer todo o tempo da refeição sentado à mesa, tendo total controle do que pega e coloca na boca. De acordo com o desenvolvimento normal da criança, primeira ela é capaz de sugar, depois de morder e mastigar, mas somente quando ela consegue ficar sentado sozinho, abrir e fechar a mão e levar algo à boca para comer, é que ela deve ser estimulado a comer em pedaços.



Se ele já se desenvolveu dessa forma, há pouco risco de engasgar, até mesmo porque o bebê não irá conseguir pegar alimentos muito pequenos como grãos de arroz, feijão ou amendoim, porque para esse movimento é preciso muito mais coordenação, e são esses alimentos menores que tendem a fazer a criança engasgar. Os pedaços grandes que não foram devidamente amassados pela gengiva do bebê podem ser retirados da garganta através do reflexo natural que o bebê tem, mas para que ele funcione, o bebê precisa estar sentado ou de pé.

Por isso, para a segurança do bebê ele nunca deve ser deixado sozinho se alimentando, nem recostado, deitado, nem distraído enquanto estiver brincando, andando ou vendo televisão. Toda atenção do bebê deve estar focada nos alimentos que ele pode segurar com as mãos para comer sozinho.


Comentários