Iogurte para bebês: Saiba como introduzir esse alimento.

Muitas mamães querem introduzir o iogurte na alimentação dos seus bebes, porém tem muitas dúvidas e como e quando começar essa introdução.
No post de hoje falei sobre esse alimento e suas vantagens na alimentação dos pequenos.



O iogurte é um excelente alimento, com proteínas de alto valor biológico e que é também rico em vitaminas e minerais, como o cálcio. Adicionalmente, tem também um papel pré e probiótico, sendo importante para a manutenção da saúde da flora intestinal.



Importante lembrar que o iogurte que será oferecido deve ser seu açúcar e natural. Os iogurtes com aromatizantes, corantes e conservantes fazem muito mal aos bebês. Exemplo: Dores abdominais, alteração na microbiota intestinal.

O Iogurte deve ser oferecido nos lanches, nunca após almoço e jantar. Almoço e jantar devem ser ricos em ferro e o iogurte atrapalha a absorção deste mineral. Cálcio e Ferro são absorvidos pelo nosso organismo pelo mesmo sítio de absorção, ou seja, pela mesma "porta de entrada". Eles competem para serem absorvidos, dependendo da proporção destes micronutrientes. E precisamos que eles sejam mais absorvidos possível, sem competições para atrapalhar sua biodisponibilidade (sua capacidade do organismo absorver o micronutriente). Portanto, o ideal é uma refeição ser rica em Ferro, e a outra, rica em Cálcio.




Minha sugestão é oferecer o iogurte no café da manhã e no lanche da tarde. Iogurte natural, com um purê de frutas para adoçar, e cereais como aveia.

Lembre-se sempre de conferir a validade do iogurte. Para não ter problemas como este.

Neste outro post ensino uma receita de iogurte caseiro.

Comentários